Mercado

Startup paranaense cria esterilizador de calçados com lâmpadas UVC

Aparelho esteriliza 99% das bactérias em 30 segundos.

 

De acordo com a EsterilizePRO, de Londrina (PR), o objetivo é resolver o problema da esterilização de calçados de pacientes após tratamentos invasivos nos pés e evitar complicações por fungos e bactérias. O PodoPRO, lançado no último mês de maio em um evento do setor hospitalar, em São Paulo (SP), trata-se de um equipamento portátil que esteriliza 99% das bactérias e fungos dos calçados em 30 segundos.

Segundo a startup, o desenvolvimento da tecnologia foi inspirado em clínicas e centros de saúde, que oferecem tratamentos de podologia e de feridas, por exemplo. O aparelho consiste em uma caixa de acrílico, na qual os calçados devem ser inseridos e devidamente encaixados.

Na sequência, ele deve ser fechado e ligado para que ocorra o processo de esterilização - que acontece por meio da ação germicida de lâmpadas UVC com potência específica para esta finalidade. Após 30 segundos, os calçados estarão esterilizados e devidamente prontos para o uso.

Outros beneficiados com a esterilização eficaz dos calçados são pacientes diabéticos, com complicações do chamado pé diabético, responsável por 40% a 70% das amputações de membros inferiores, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

 

Leia também: Tênis sustentável curitibano ganha maior prêmio nacional de design de calçados

Leia também: Empresa cria App que acaba com as notas fiscais acumuladas pelas companhias

 

Fonte: Primeira Página

 

 

Redes Sociais