English Version Versión en Español
 ABRIN 2009 TEM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
 COLETA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS, CONTROLE DA EMISSÃO DE CARBONO E SUA POSTERIOR NEUTRALIZAÇÃO ESTÃO ENTRE AS INICIATIVAS QUE A FRANCAL CIDADANIA PROMOVE DURANTE A ABRIN 2009
A próxima edição da ABRIN – Feira Nacional de Brinquedos, que acontece entre os dias 13 e 16 de abril em São Paulo, vai contar com um projeto estruturado de preservação ambiental coordenado pela Francal Cidadania, área de Responsabilidade Social Empresarial da Francal Feiras, organizadora do evento.

Além da reciclagem dos resíduos sólidos gerados durante a montagem, realização e desmontagem da feira – uma prática que a Francal Cidadania já realiza há três anos – a novidade deste ano é que, durante os quatro dias ABRIN 2009, será feita a aferição técnica da emissão de carbono para posterior neutralização por meio do plantio de mudas.

Coleta seletiva e reciclagem
Um dos projetos prioritários da Francal Cidadania, a Coleta Seletiva em Pavilhão consiste em dar destinação ecologicamente correta aos resíduos sólidos gerados nas etapas de montagem, realização e desmontagem de todos os eventos de negócios realizados pela Francal Feiras.

No ano passado, em parceria com a Ong Pueras, esta iniciativa evitou que 102 toneladas de resíduos fossem descartadas em aterros sanitários e, em vez disto, se converteu em renda para as famílias de catadores das cooperativas ligadas à Pueras.

Para esta edição da ABRIN, a Francal Cidadania e a Pueras irão trabalhar com quatro cooperativas diferentes: Leopoldina, Vila Maria, Núcleo de Catadores do Tietê e Reciclação. As oito toneladas de resíduos previstas para serem recicladas nesta feira devem beneficiar 64 famílias.

No próprio pavilhão, em áreas reservadas para este processo, serão feitas a pré-triagem (separação do lixo reciclável do orgânico) e a triagem inicial (separação dos rejeitos) para posterior triagem final, prensagem, pesagem e comercialização. Os resíduos não aproveitados pelas cooperativas serão entregues a ateliês de arte, escolas de samba e Ongs que tenham interesse no material disponível. Até as plantas dos estandes são encaminhadas para viveiros.

Neutralização
Numa parceria inédita com o Grupo SustentaX, especializado em estratégias corporativas sustentáveis, a Francal Cidadania vai realizar a aferição do volume de carbono emitido durante a ABRIN 2009.

Desta forma, será possível verificar o resultado dos esforços que há anos a promotora vem realizando no sentido de minimizar o impacto ambiental de seus eventos, tais como: a coleta seletiva em pavilhão; o estímulo para que os visitantes das feiras utilizem transporte público – com traslados gratuitos entre o Metrô e o pavilhão; e a divulgação de projetos de terceiros voltados à preservação ambiental, como o Rota da Reciclagem, da Tetra Pak (www.rotadareciclagem.com.br), entre muitas outras ações.

A partir da medição real feita pelo SustentaX, a Francal Cidadania vai promover o plantio equivalente de mudas para contribuir para a eliminação de gases que provocam o efeito estufa e contribuem para o aquecimento global.
A Francal Cidadania trabalha também na conscientização ambiental de diversos públicos. Em todas suas feiras, jovens voluntários orientam montadores e expositores e entregam a eles sacos de lixo de cores diferenciadas para que os resíduos já saiam dos estandes separados por categoria.

Francal Cidadania: Há sete anos, de forma pioneira no setor de eventos de negócios, a Francal Feiras estruturou uma área voltada exclusivamente para o desenvolvimento de seus projetos de Responsabilidade Social Empresarial. Desde então, a Francal Cidadania vem computando inúmeras conquistas de inclusão social com ações dirigidas a diferentes públicos.

Ong Pueras: Desde sua criação, há mais de sete anos, a entidade é voltada para os problemas ambientais urbanos com o compromisso de desenvolver uma gestão ambiental por meio da destinação responsável dos resíduos sólidos. Hoje, a Pueras é uma referência na área de gestão destes resíduos em grandes geradores como feiras, eventos, congressos e shows, além de desenvolver projetos para empresas privadas.

SustentaX: Iniciou suas atividades em 1996 com a criação d


Informações à Imprensa
Jota Silvestre
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
www.ppagina.com
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Franco (MTb 10.993)
redacao.jota@ppagina.com
Contato pelo telefone: (11) 5575-1233, ramal 218

Abril 2009
Desenvolvido por Working Systems