Francal Cidadania – Compromisso Socioambiental

Antes de qualquer exigência legal e da preocupação cada vez maior com o meio ambiente e a responsabilidade social das empresas, a Francal Feiras já atuava com este compromisso.

A empresa mantém, há mais de uma década, uma área focada nas ações de responsabilidade socioambiental – Francal Cidadania, com ações na sede da empresa e em todos os seus eventos de negócios.

Os resultados têm sido melhores a cada ano: em 2013 foram coletadas 521 toneladas de resíduos durante os eventos, das quais 262 foram recicladas. Em 2014, esse volume baixou para 371 toneladas, praticamente 30% menos que o ano anterior, sendo a metade reciclada. E melhoramos ainda mais essa marca em 2015, fechando com a coleta de 360 toneladas e o percentual de reciclados em quase 40%.


Gestão Ambiental

  • Gerenciamento dos resíduos e coleta seletiva (redução, separação para reciclagem* e destinação correta);
  • Educação ambiental: mensagens e orientações pela Intranet da empresa; comunicados, folhetos, cartazes e placas nos pavilhões, alertando para o uso consciente dos recursos como água, energia elétrica, consumo, entre outros assuntos;
  • Orientação aos expositores e montadores sobre a legislação vigente e o descarte correto dos materiais. O trabalho é realizado com o apoio da equipe operacional do pavilhão (fiscais, bombeiros, equipe de limpeza), a fim de identificar e corrigir problemas relacionados às questões ambientais (resíduos, ruído, emissão de gases, riscos ambientais aos trabalhadores, etc).

*A escolha das cooperativas responsáveis pela triagem e reciclagem dos materiais oriundos das feiras segue alguns critérios, entre eles, que o trabalho proporcione inclusão social.

Neutralização das emissões de carbono

Aferição dos danos ambientais causados pelos eventos e elaboração de Inventário de Emissão de Gás Carbônico. O documento contempla, principalmente, o consumo de água, energia elétrica, geradores a diesel e tráfego dos carros da empresa para posterior compensação. A neutralização é realizada através de projetos de plantio ou outros certificados garantidos por protocolos e metodologias reconhecidas internacionalmente.

Atuação social

A Francal Cidadania também abrange o apoio a instituições e entidades que promovam a inclusão social e a assistência às comunidades carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Dois exemplos importantes são o patrocínio à ASPA – Associação dos Pais e Amigos da Franca Basquetebol Clube e a Brinquedoteca Francal Cidadania. A primeira promove a inclusão por meio do esporte e a Brinquedoteca conta com a doação de expositores para montagem ou apoio a espaços lúdicos em creches, abrigos, escolas, entre outras entidades.

Av. Zaki Narchi, 500 - Torre III - 1º andar
(11) 2226-3100
© Francal Feiras e Empreendimentos - 2013 - Todos os direitos reservados.