Notícias


Publicado em:
9
8/2018

Laços voltam com força total na temporada

Entre o romantismo e o fetiche, moda prova que há espaço para uma elegância altamente feminina nas produções atuais



Metatags: Amarração, Laço, Tiras, Sandália, Moda, Crop, Schutz.

Usadas nos figurinos de cinema nos anos 50, as roupas com laço atravessaram as décadas como símbolo de sedução. Pudera. A fascinação pelas amarrações começa muito cedo, ainda nos contos de fadas.

A atualização, agora, fica por conta da aplicação de laços e amarrações em camisas ou ainda em roupas assimétricas, em uma releitura cool e, muitas vezes, minimalista. A grife Andrea Bogosian, por exemplo, traz para 2017 camisas com cordões arrematados por tassels.

O uso das amarrações nos sapatos também está em alta e promete conquistar os pés de mulheres dos mais variados estilos. Isso porque a tendência, além de garantir uma dose instantânea de sensualidade funciona tanto em saltos altíssimos quanto nas flats, perfeitas para o dia a dia.

A última temporada de moda de Nova York provou que a clássica camisa com laço ganhou ares contemporâneos e continua firme no repertório fashion. Modelos de tops e blusas nada caretas tiraram do sério as passarelas da Hood By Air e Self Portrait, por exemplo.

A moda laços já havia aparecido na temporada anterior da NYFW, em mais uma pista de que a tendência veio para ficar. Em seu inverno 2016, Diane von Furstenberg (grande mestre das amarrações desde o surgimento de seu icônico wrap dress) apresentou camisas com laços prontas para dar um toque romântico a um look casual.

Na mesma temporada, Carolina Herrea e Tory Burch também apresentaram roupas com laço. A primeira, em camisas de tecidos fluidos usadas com capas longas em cores claras; a última, em tops que acompanham terninhos modernos e muito femininos.

Outra tendência que brilhou nas passarelas internacionais e já pode ser vista nas ruas é a amarração na moda assimétrica. A coleção de primavera 2017 da Louis Vuitton apresenta modelos longos com amarrações laterais e acabamento esportivo, em looks que se encaixam no clima sport chic.

Já a Balenciaga aposta em tops de manga longa ajustados ao corpo com amarrações na cintura e acabamento com bordados e aplicações. A grife espanhola também levou à passarela looks com cintos e trench coats com amarrações frontais.

Enquanto isso, o acervo Puma Feminino – Fenti x Rihanna investe em elementos do streetwear sem deixar de lado a sedução. Crop tops, vestidos longos e calças esportivas fazem parte de uma coleção em que as amarrações dão o tom.

Em território nacional, quem se jogou na tendência foi a Animale, que apresentou roupas assimétricas, como saias e casacos oversized, em sua coleção primavera-verão 2016/17, assinada por Vitorino Campos. As amarrações marcaram presença ora soltas, sobre a cintura de calças e saias mídi, ora ajustadas ao corpo.

Já Reinaldo Lourenço se inspirou em terras nórdicas para criar as peças de seu outono-inverno 2017. Entre casacos e vestidos tomara que caia, o estilista usou cintos compridos para criar amarrações modernas.

E, como não poderia deixar de ser, a moda laços também chegou aos pés. Amarração é palavra de ordem quando a ideia é compor um look inspirado no mundo do fetiche. Delicados e femininos, os lace up shoes, ou sapatos de amarrar, estão em alta e conferem ao look um charme a mais.

Da delicadeza da clássica e confortável sapatilha de amarrar ao incrível poder da sandália de salto, os versáteis sapatos com tiras funcionam em looks diversos, criando um ponto de interesse ao lado de peças básicas ou arrematando um visual arrojado.

Grifes internacionais, como a italiana Aquazzura, apostam em modelos feitos com materiais naturais luxuosos trabalhados em designs femininos e ousados. Queridinha das celebridades em Londres, a designer Sophia Webster aposta em sapatos com um toque divertido e ao mesmo tempo sexy.

Com estampas inspiradas na pop art e uma paleta vibrante de tons pastel e neon, sua coleção reúne peças-desejo como sandálias de salto altíssimo com aplicações e detalhes que remetem a asas.

Sapatos com tiras também marcam presença na coleção da Schutz, que vem representando a tendência muito bem entre as grifes nacionais. A marca investe em modelos cosmopolitas e elegantes, como a sandália gladiadora preta.

Com design de tiras, detalhes trançados e amarração no tornozelo, a peça vem com ponteiras metálicas e salto alto – par perfeito para acompanhar um vestido de festa ou um jeans despretensioso.

Fonte: Primeira Página, com artigo publicado no site da Farfetch.


Últimas notícias

Cinco dicas do Sebrae para quem quer abrir um e-commerce

Plano de negócio é o primeiro passo para os interessados.
Leia Mais

Natal deve movimentar R$ 53,5 bi na economia

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito apontam que mais de 110 milhões de consumidores devem ir às compras e investir, em média, R$ 116 por produto.
Leia Mais

Shopper Bag é a nova opção das fashion girls

Funcional, bolsa gigante também é sinônimo de moda.
Leia Mais