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Publicado em:
23
7/2018

Atendimento é o caminho para varejo multimarcas

Retail Now - Fórum Desafios e Soluções para Multimarcas no Brasil reuniu cerca de 200 convidados na Francal 2018, entre lojistas, dirigentes de entidades e jornalistas.



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O atendimento é o que pode diferenciar e ajudar o varejo multimarcas a voltar a ter um desempenho positivo de vendas. Esta foi a tônica da palestra de Edmour Saiani, professor da FGV-SP, UFRJ e ESPM, durante o Retail Now – Fórum Desafios e Soluções para Multimarcas no Brasil, realizado dia 17 de julho na Francal 2018, numa promoção conjunta de Ablac, Francal e Usaflex.

O evento reuniu cerca de 200 convidados, entre lojistas, dirigentes de entidades e jornalistas, que tiveram a oportunidade de conhecer o ponto de vista e interagir com o especialista no mais importante canal de distribuição de calçados no país.

Conforme Saiani, a qualificação do atendimento passa pela qualificação da equipe de vendas das lojas, um processo que deve ser contínuo e ter como foco a satisfação do consumidor. Com bom humor e interagindo com o público, Saiani disse que é preciso também fazer uma seleção criteriosa dos fornecedores, comprar os produtos certos e reduzir o número de modelos nas vitrines, para que ele efetivamente chamem a atenção dos clientes. “Da forma como as vitrines são feitas atualmente pela maioria das lojas, nada chama a atenção”, enfatizou.

Antes da palestra de Edmour Saiani, o diretor-executivo da Ablac, Wesley Barbosa, apresentou os resultados da pesquisa consumo de calçados no Brasil entre julho de 2017 e maio de 2018, realizada pela Kantar Worldpanel a pedido da Ablac.

A pesquisa mostra uma redução de 8,4% no faturamento e de 1,0% no volume de vendas das lojas físicas. No período, tanto o preço médio quanto o tíquete médio de compras tiveram redução. Em contrapartida, a frequência de compras aumentou 13,8%, o que indica que o consumidor está indo mais às lojas para pesquisar e adquirir produtos.

Outro atrativo do fórum foi o debate de Edmour Saiani, Wesley Barbosa, Marcone Tavares, presidente da Ablac, o lojista Manoel Kherlakian (Lojas Pontal) e o CEO da Usaflex, Sérgio Bocayuva. Juntos, eles mostraram exemplos de como o bom atendimento produz resultados positivos nas lojas. A Pontal Calçados é referência em bom atendimento em São Paulo e outras cidades. “Somos criteriosos na seleção de vendedores e proporcionamos treinamento constante aos profissionais de vendas da nossa equipe”, afirmou.

Marcone Tavares também destacou a seleção de fornecedores realizada pela rede de lojas que dirige, a Aby’s, com unidades em Maceió/AL e Aracaju/SE. Hoje são cerca de 50 marcas nas vitrines das lojas e há um plano de negócios com boa parte delas. A empresa também investe no sentido de treinar seus vendedores para que possam gerar melhores níveis de vendas.

Já o CEO da Usaflex disse ter visitado mais de 700 lojas, entre franquias multimarcas de todo o Brasil, para conhecer seu método de trabalho e propor soluções. A interação com os clientes, segundo ele, é uma das práticas habituais da empresa e, juntamente com outros fatores, responsável pelo crescimento da marca nos últimos anos.

Fonte: Assessoria Ablac


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