Press Release
 
EXPOMUSIC REÚNE ENTRETENIMENTO, CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO MUSICAL E REALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS
ALINHADA À TENDÊNCIA MUNDIAL DOS GRANDES EVENTOS PROFISSIONAIS DO SETOR, FEIRA APRESENTA AS NOVIDADES DE GRANDES MARCAS DE INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS, AO MESMO TEMPO EM QUE OFERECE AMPLA PROGRAMAÇÃO DE SHOWS, MUSICALIZAÇÃO INFANTIL, PALESTRAS, RODADA DE NEGÓCIOS E MUITA INFORMAÇÃO.
Um dos maiores eventos profissionais da música no mundo, a Expomusic 2017 – Feira Internacional da Música, Áudio, Iluminação e Acessórios acontece de 4 a 8 de outubro no Anhembi, em São Paulo.

Promovida pela Abemúsica – Associação Brasileira da Música e Francal Feiras, a feira segue a tendência mundial dos grandes eventos do setor ao reunir negócios, entretenimento, conteúdo e educação, com uma programação que inclui shows, palestras profissionais, musicalização infantil e rodadas de negócios.

Os dois primeiros dias (4 e 5) são abertos exclusivamente a lojistas, compradores e profissionais do setor, e os demais (6, 7 e 8), ao público em geral, mediante bilheteria.

Negócios
No pavilhão de exposições, ficam expostas as novidades de grandes marcas nacionais e internacionais, fabricadas e distribuídas por 115 empresas expositoras: instrumentos musicais de todos os tipos e para diversos estilos, equipamentos eletrônicos, acessórios, tecnologia de áudio e vídeo, estrutura de palco e iluminação, cursos, aplicativos e outros. Os visitantes podem testar as novidades em alguns estandes durante todo o período da feira.

A Expomusic é responsável por movimentar até 40% dos negócios realizados pela cadeia musical durante todo ao ano. Grande encontro anual do setor, a feira recebe lojistas de todo o País, compradores corporativos (instituições religiosas, casas de shows, entre outros), músicos profissionais, artistas amadores, escolas de música e amantes da música em geral.

Dados da Abemúsica – Associação Brasileira da Música mostram que houve crescimento de 7,55% de janeiro a junho deste ano nas importações do setor, na comparação com igual período de 2016. Em dólar (FOB), o valor subiu de US$ 25.906.015,00 para US$ 27.860.673,00. Segundo a entidade, a retração nas importações observada nos últimos dois anos mostra que há campo para o mercado voltar a crescer a partir principalmente dos negócios iniciados na Expomusic.

Para ampliar ainda mais as oportunidades de negócios, a Expomusic realiza as Rodadas de Negócios, conjunto de reuniões pré-agendadas que possibilitam o contato direto e pessoal entre expositores e compradores convidados pela organização, selecionados de acordo com o perfil de produto das empresas participantes.

Estão agendadas pelo menos 255 reuniões de negócios entre 34 compradores convidados e 50 empresas expositoras. As Rodadas acontecem nos dois primeiros dias da feira, 4 e 5 de outubro, das 10h às 14h.

Inovação
A inovação vem ampliando sua presença no universo da música. A cada dia, é mais comum pessoas ouvirem seus artistas favoritos em serviços de streaming, músicos gravarem e editarem seus trabalhos em dispositivos móveis e aplicativos ou usarem plataformas digitais para estruturar a carreira, divulgar lançamentos e ampliar a rede de relacionamento, entre muitas outras possibilidades.

Aproximar esses dois universos e ainda oferecer oportunidades para novas empresas apresentarem suas soluções ao mercado são os objetivos do Inova Expomusic, espaço inédito para startups na Expomusic 2017.

O Inova Expomusic oferece condições especiais para que pequenas empresas de tecnologia e inovação tenham oportunidade de participar de um dos maiores eventos do setor no mundo, ao lado de grandes marcas nacionais. Entre as empresas participantes do novo espaço estão Pac Music, uma incubadora que prepara artistas para o mercado, Eganhe.com e Outlet do Músico.

Iluminação e áudio profissional
A partir deste ano, a Expomusic passa a contar com um novo espaço para melhor atender os fabricantes e importadores de iluminação e áudio profissional. Trata-se do IA – Salão de Iluminação e Áudio PRO, que funciona em três dias da feira, 4, 5 e 6, no Hall Nobre II do complexo do Anhembi, de forma integrada à feira.

O Salão de Iluminação e Áudio PRO foi criado para atender os profissionais que visitam a feira em busca de tecnologias, soluções e novidades em sonorização e iluminação para shows ao vivo, efeitos especiais, instalações e projetos comerciais de grandes empresas, governos, lojas, shopping, estúdios, templos, igrejas, teatros e outros.

A iniciativa contempla ainda uma ampla programação com conceituados profissionais de iluminação e áudio que ministram palestras gratuitas nos dias 5 e 6, a partir das 14h.
Veja release específico anexo

Shows e entretenimento
A Arena Expomusic, na parte externa do pavilhão, é o espaço para shows no Palco Flutuante, onde acontecem a apresentação da banda Lírios do Vale, um dos principais expoentes do rock católico (dia 6, às 13h30), e atrações como Rock Lounge, maratona com 40 bandas independentes (dias 6, 7 e 8, a partir das 15h), o Festival das Escolas de Música, com apresentação de 16 bandas selecionadas em duas categorias de idade (dia 7, às 13h) e o Aquarian Day Drum Show, uma performance com três dos mais renomados bateristas brasileiros (dia 8, ao meio-dia).

Duas atrações agitam o Hall de Entrada da feira: um show e oficinas do Projeto Quixote Espaço Comunitário (dia 6, às 13h30) e uma apresentação do Bateras 100% Brasil com 20 baterias e participação especial da banda Brotheria e convidados (dia 7, às 13h).
No lugar da praça de alimentação, o Expomusic Fest oferece uma série de atrações para os visitantes, como food trucks, bar, exposição de fotos, pinturas, grafites e pôsteres, estúdio de tatuagem, salão de beleza e barbearia, lojas temáticas, exibição de musicais e shows, espaço para crianças e muito mais.

Em outra área do pavilhão, o Expomusic Store by Mitos do Rock comercializa, para lojistas e visitantes, produtos e acessórios estampados com caricaturas das principais bandas e artistas da cena nacional e internacional. No estande e corredores de toda a feira, covers de artistas e bandas internacionais convidados pela Mitos do Rock interagem com os visitantes.
Nos dias 7 e 8, às 15h, acontecem os tradicionais sorteios de instrumentos musicais, equipamentos e acessórios de diversas marcas expositoras, além de kits e bolsas de estudo do Instituto Bateras Beat.
Veja releases específicos anexos

Conhecimento
O evento conta, ainda, com o Expomusic Talks, uma série de palestras dinâmicas onde especialistas, startups, representantes de grandes marcas e músicos conversam com os visitantes da Expomusic sobre inovação, marketing, gestão e muitos outros temas. No domingo, os músicos Jair Oliveira e João Suplicy participam de painel sobre transmissão ao vivo de shows pela internet. As palestras são abertas ao público da feira e acontecem todos os dias, a partir das 13h
Veja release específico anexo

Educação musical
Na parte da programação destinada à educação musical, a Expomusic reserva um espaço especial de Musicalização Infantil. A coordenação das oficinas é do Instituto Bateras Beat, escola com metodologia reconhecida no Brasil e no exterior e maior rede de escolas de bateria da América Latina, e da empresa JOG Vibratom, que fornecerá seus instrumentos desenvolvidos especialmente para o aprendizado.

São dois tipos de aulas. Nos dias 4 e 5, as orientadoras ministram workshops a fim de preparar professores, lojistas e demais interessados para o ensino de música nas escolas de educação infantil ou escolas de música. Nos dias 6, 7 e 8, as aulas são voltadas para as crianças, onde elas desenvolvem uma série de atividades lúdicas de introdução ao mundo dos sons.

A feira abre espaço também para a visitação de cerca de 2 mil crianças e jovens, alunos de escolas regulares, ONGs e projetos sociais nos dias 6, 7 e 8.
Veja release específico anexo.

SERVIÇO:
EXPOMUSIC 2017 – 34ª FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA, ÁUDIO, ILUMINAÇÃO E ACESSÓRIOS
DATA: 4 a 8 de outubro
HORÁRIOS:
Dias 4 a 7: das 13h às 21h
Dia 8: das 13h às 19h
DIAS 4 e 5: FEIRA ABERTA EXCLUSIVAMENTE PARA PROFISSIONAIS DO SETOR – ACESSO MEDIANTE CREDENCIAMENTO
DIAS 6, 7 e 8: ABERTA AO PÚBLICO MEDIANTE COMPRA DE INGRESSO E PROFISSIONAIS MUNIDOS DE CREDENCIAL.
MENORES DE 12 ANOS E MAIORES DE 60 NÃO PAGAM INGRESSO.
LOCAL: Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP – Brasil)
Promoção/Organização: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música
Apoio: I-Música – Instituto Abemúsica pela Educação Musical e campanha A Música Quer Você
Site: www.expomusic.com.br
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic
Google +: Expomusic
Instagram: Expomusic
Informações: pelo telefone (11) 2226-3100 ou e-mail: sav@francal.com.br



Data: 05/10/2017

Mais informações para a imprensa:
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos
Jota Silvestre
redacao.jota@ppagina.com
Telefone (11) 5908-8210
Rua Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP