Press Release
 
SUSHIMAN DO GUARUJÁ É ELEITO O MELHOR DO BRASIL
LEONARDO PACHECO GONÇALVES VENCEU A SEGUNDA EDIÇÃO DA COPA BRASIL BEST SUSHIMAN, REALIZADA DURANTE A FEIRA ASIAN & SEAFOOD SHOW, E VAI REPRESENTAR O PAÍS NO CAMPEONATO MUNDIAL WORLD SUSHI CUP, NO JAPÃO.
Sushiman do restaurante Tomihama Sushi, no Guarujá, litoral de São Paulo, Leonardo Pacheco Gonçalves disse ter sido surpreendido com o anúncio de que ficou em primeiro lugar na Copa Brasil Best Sushiman, parte da programação da Asian & Seafood Show, realizada em São Paulo de 1 a 3 de outubro.

O anúncio foi feito em jantar de confraternização no dia 2. “Eu não esperava, os outros competidores são de alto nível”, diz. Para o sushiman, o estudo constante de novas técnicas e o respeito à gastronomia tradicional japonesa podem ter influenciado a decisão dos jurados. “Estou sempre estudando, aprendendo novas técnicas, testando novos ingredientes. Mas sempre sem deixar de lado a tradição”.

Junto com a medalha de primeiro colocado, Leonardo ganhou uma viagem para representar o Brasil no campeonato mundial World Sushi Cup, no Japão, oferecida pela Quickly Travel. Antes, ele vai conhecer as instalações da CERMAQ – um dos maiores produtores mundiais de salmão – no Chile, com passagem e hospedagem cedidos pela empresa.

Os demais finalistas, também anunciados no jantar, foram Daniel Jucinsky e Marcelo Ranucci, que ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Assim como Leonardo, eles ganharam um curso de seis meses de japonês da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Confraternização
O jantar foi aberto pelo presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, promotora da Asian & Seafood Show. O executivo falou sobre o potencial de crescimento da feira tendo em vista a força do mercado de gastronomia asiática no Brasil.

A confraternização foi prestigiada pela presença da consulesa interina do Japão, Hitomi Sekiguchi, o chef internacional Hirotoshi Ogawa (diretor-geral de exame do Sushi Skills Institute) e Shin Koike (embaixador da culinária japonesa no Brasil), entre outros.

A Copa Brasil Best Sushiman é a etapa brasileira do campeonato mundial World Sushi Cup. A disputa aconteceu ao longo do dia 2, dentro da Asian & Seafood Show, entre 16 concorrentes. Eles se apresentaram na frente do público e dos jurados e tiveram que preparar dois tipos de sushi, o tradicional e o contemporâneo.

A Asian & Seafood Show – Feira de Pescados e Gastronomia Asiática foi criada pela Francal Feiras para atender às novas necessidades do crescente mercado de gastronomia asiática e incrementar o crescimento da indústria de pescados no País.

A área de exposição estimula os negócios entre fornecedores – pescados e frutos do mar, ingredientes (alimentos, temperos e condimentos), embalagens, equipamentos, acessórios, uniformes e decoração – e compradores nacionais e internacionais de restaurantes, buffets, lojas, supermercados, atacadistas, distribuidores, hotéis, pousadas e spas.

A feira oferece atrações gratuitas, como as Oficinas de Gastronomia Asiática, onde chefs renomados ensinam suas técnicas e receitas e é visitada por um grande número de profissionais de gastronomia, chefs de cozinha, sushimen e nutricionistas, escolas e estudantes de gastronomia, e pelo público em geral.

ASIAN & SEAFOOD SHOW 2017 – 3ª FEIRA DE PESCADOS E GASTRONOMIA ASIÁTICA
Data: 1 a 3 de outubro de 2017 (domingo a terça-feira)
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Promoção/Organização: Francal Feiras
Copa Brasil Best Sushiman
Patrocínio Máster: CERMAQ
Copatrocínio: Ajinomoto Food Service, Comitê Umami, JFC Brasil e Kikkoman
Apoio: Sushi Skills Brazil e Quickly Travel
Asian & Seafood Show
Patrocínio: Nestlé Professional / Nestlé CHEF / Nestlé Docello
Colaboração Principal: Aliança Cultural Brasil – Japão
Colaboração Educacional e Institucional: AREGALA – Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y el Mundo; e ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo
Apoio Institucional: ABGJ – Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa; ABRASEL SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo; APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; CODEAGRO – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios; Instituto de Pesca; SIPESP – Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Agricultura e Abastecimento;
Confederação Oficial: CNTur – Confederação Nacional do Turismo
Apoio Cultural: Consulado Geral do Japão em São Paulo
Associado à: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (www.camaradojapao.org.br)
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.asianseafoodshow.com.br
Facebook: AsianJapanFoodShow
Twitter: @feiraasianfood
Google +: Asian & Japan Food Show
FEIRA DE NEGÓCIOS, ABERTA AO PÚBLICO, COM ENTRADA GRATUITA



Data: 03/10/2017

Mais informações para a imprensa:
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos
Jota Silvestre / Dani Berti
redacao.jota@ppagina.com / redacao.dani@ppagina.com
Telefone (11) 5908-8210
Rua Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP