Publicado em:
1
12/2017

Aplicativo para treinamento de vendedores em lojas de calçados começa a ser utilizado em dezembro

Treinalojas Ablac auxiliará o setor, que comercializa 800 milhões de pares ao ano e fatura cerca de R$ 44 bilhões, a diminuir uma de suas maiores carências operacionais

A partir de 1° de dezembro, o varejo brasileiro de calçados – que comercializa cerca de 800 milhões de pares e fatura R$ 44 bilhões ao ano, conforme estimativa do IEMI Inteligência de Mercado – terá um aliado tecnológico para o treinamento de seus vendedores.

A Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), com sede em São Paulo/SP, disponibilizará gratuitamente aos seus associados o Treinalojas Ablac, aplicativo que contém vídeos sobre tipos de calçados, componentes, processos de produção e técnicas de vendas que podem ser acessados a qualquer tempo pelos atendentes de lojas cadastrados.

Disponível para as plataformas IOS e Android, o Treinalojas é uma plataforma de EaD destinada a qualificar milhares de profissionais do varejo calçadista em tempo real e possibilitar um melhor atendimento aos clientes. A área é uma das mais carentes do comércio de calçados e constantemente recebe reclamações dos consumidores.

A força de vendas das lojas será estimulada, de formas diversas, a fazer uso do aplicativo diariamente e avaliada por meio de quizz e programas de incentivo. “A Ablac vai reconhecer individualmente os vendedores que alcançarem os critérios de avaliação como especialistas em venda de calçados, concedendo-lhes uma certificação impressa”, afirma o presidente Marcone Tavares.

Conforme o dirigente, com o passar do tempo, será formado um banco de dados de profissionais certificados pela Ablac, o qual poderá ser consultado pelas redes associadas quando houver necessidade de contratação de novos trabalhadores. A Ablac também pretende sortear prêmios entre os vendedores que alcançarem a pontuação exigida.

Espaços patrocinados

Além de conteúdo informativo, o Treinalojas também terá espaços comerciais patrocinados, em que fabricantes poderão postar vídeos sobre seus produtos, treinar e testar os profissionais de vendas das lojas associadas à Ablac, criando engajamento, sinergia e proatividade com eles.

Indústrias de calçados femininos, infantis e masculinos já demonstraram interesse em aderir ao Treinalojas Ablac e fazer dele um canal de treinamento de vendedores de lojas de todas as regiões brasileiras, simultaneamente ou por regiões específicas, conforme o seu interesse comercial. Os fabricantes também poderão certificar e premiar os vendedores que alcançarem os requisitos exigidos em seus testes de avaliação.

A previsão da Ablac é que o número de usuários cadastrados do aplicativo – o cadastramento deve ser feito individualmente por cada loja associada, através de nome, CPF, telefone, e-mail e senha – chegará a 100 mil e haverá grande avanço na qualificação profissional dos mesmos nos próximos meses, o que deverá beneficiar também os clientes das lojas em que atuam com um atendimento mais assertivo.

“Os novos hábitos de compra e o elevado grau de conhecimento de grande parte dos consumidores em relação aos produtos impõem aos vendedores de loja um grande preparo técnico para fazer com que a compra seja cada vez mais uma experiência positiva e auxilie no aumento dos negócios do varejo calçadista brasileiro”, acrescenta Marcone Tavares.

Novos associados da Ablac também poderão fazer uso da ferramenta, que será atualizada periodicamente com informações postadas pelos fabricantes parceiros e novos conteúdos inseridos pelo Departamento de Comunicação da Ablac.

Fonte: ABLAC