Publicado em:
24
11/2017

Aplicativo para treinar vendedores de lojas de calçados começa a ser utilizado em dezembro

A previsão da Ablac é que o número de usuários cadastrados do aplicativo chegue a 100 mil, havendo grande avanço na qualificação profissional nos próximos anos.

A partir de 1° de dezembro, a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) disponibilizará aos seus associados o Treinalojas Ablac. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela entidade e que contém vídeos com informações sobre tipos de calçados, componentes, processos de produção e técnicas de vendas, entre outras, que poderão ser acessados a qualquer tempo pelos atendentes de lojas cadastrados.

Disponível para as plataformas IOS e Android, o Treinalojas é uma plataforma de EaD destinada a qualificar milhares de profissionais do varejo calçadista em tempo real e possibilitar um melhor atendimento aos clientes. A força de vendas das lojas será estimulada, de formas diversas, a fazer uso do aplicativo diariamente e avaliada por meio de quizz e programas de incentivo. “A Ablac vai reconhecer individualmente os vendedores que alcançarem os critérios de avaliação como especialista em venda de calçados, concedendo-lhes uma certificação impressa”, afirma o presidente Marcone Tavares.
Conforme o dirigente, será formado, com o passar do tempo, um banco de dados de profissionais certificados pela Ablac, o qual poderá ser consultado pelas redes associadas quando houver necessidade de contratação de novos trabalhadores. A Ablac também pretende sortear prêmios entre os vendedores que alcançarem a pontuação exigida.

O Treinalojas também terá espaços comerciais patrocinados, em que fabricantes poderão postar vídeos sobre seus produtos, treinar e testar os profissionais de vendas das lojas associadas, criando engajamento, sinergia e proatividade com eles.
Indústrias de calçados femininos, infantis e masculinos já demonstraram interesse em aderir ao Treinalojas e fazer dele um canal de treinamento de vendedores de lojas de todas as regiões brasileiras simultaneamente ou por regiões específicas, conforme o seu interesse comercial. Os fabricantes também poderão certificar e premiar os vendedores que alcançarem os requisitos exigidos em seus testes de avaliação.

A previsão da Ablac é que o número de usuários cadastrados do aplicativo – o cadastramento deve ser feito individualmente por cada loja associada, através de nome, CPF, telefone, e-mail e senha – chegue a 100 mil e haja grande avanço na qualificação profissional dos mesmos nos próximos anos, o que deverá beneficiar também os clientes das lojas em que atuam.

“Os novos hábitos de compra e o elevado grau de conhecimento de grande parte dos consumidores em relação aos produtos impõem aos vendedores de loja um grande preparo técnico para fazer com que a compra seja cada vez mais uma experiência positiva e auxilie no aumento dos negócios do varejo calçadista brasileiro”, acrescenta Marcone Tavares.

Novos associados da Ablac também poderão fazer uso da ferramenta, que será atualizada periodicamente com informações postadas pelos fabricantes parceiros e novos conteúdos inseridos pelo Departamento de Comunicação da Ablac.

Fonte: ABLAC