Publicado em:
12
7/2017

Varejo de MG tem perspectiva positiva para o segundo semestre

Impacto de três datas comemorativas deve estimular o comércio, conforme a pesquisa Expectativa de Vendas, da Fecomércio MG

O segundo semestre de 2017 será melhor que o primeiro para o comércio varejista. É o que estimam os empresários de Belo Horizonte que participaram da pesquisa Expectativa de Vendas, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.

Para a maioria (70,4%), haverá uma expansão dos negócios, principalmente em função de três datas comemorativas: Natal, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Eventos como Black Friday e Cyber Monday, que vêm ganhando força e impactam muito o comércio eletrônico, também contribuem para a percepção positiva.

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lázaro Luiz Gonzaga, observa que, tradicionalmente, os últimos seis meses do ano são mais aquecidos, com intensificação da atividade econômica e injeção de renda no mercado, devido às vagas de emprego temporário e o pagamento do 13º salário. “Nesse período, o empresariado percebe um cenário econômico melhor, especialmente no varejo, que trabalha diretamente com o consumidor. Por isso, há mais confiança em uma retomada das vendas”, ressalta.

De acordo com o economista da Federação, Guilherme Almeida, o País também teve um primeiro semestre mais favorável em termos macroeconômicos. “Houve queda da inflação e dos juros nominais, e os indicadores de emprego começaram a responder aos estímulos. Espera-se uma continuidade desse movimento nos próximos meses, além de períodos pontuais de incremento das vendas, a exemplo da celebração do Natal”, argumenta.

Conforme o estudo da entidade, 46% dos entrevistados estão otimistas/esperançosos em relação ao novo cenário; 18,6% confiam no histórico de que o segundo semestre é naturalmente melhor; e 9,1% apostam na força das datas comemorativas.

Fonte: Assessoria Fecomércio MG / Primeira Página